terça-feira, 14 de janeiro de 2014

MDF ou MDP

Qual a diferença entre MDF e MDP?


Pessoal e e meu namorado fazendo os orçamentos de planejados nos deparamos com a seguinte dúvida: Será que poderíamos comprar os planejados em MDP?? Será que é tão ruim assim!!??? Porque todo mundo fala: Tem que ser em MDF, mas e ai?? 


Objetos fabricados com painéis de MDF e MDP estão cada vez mais populares. Eles entraram no mercado mobiliário para substituir os aglomerados de baixa qualidade e as madeiras maciças. Considerados painéis de média densidade, são produzidos por meio de processos semelhantes.

Porém, MDF e MDP têm suas particularidades. Enquanto o MDF é constituído de fibras aglutinadas de madeira, o MDP é feito com partículas pequenas de madeira nas extremidades e delgadas no meio da chapa. Dessa forma, o MDP utiliza menos matéria-prima para a produção, o que o torna um produto com melhor custo-benefício. Mas não é só. Há diferenças significativas na qualidade, durabilidade, aplicação e recomendações de uso entre os materiais. A seguir, as principais diferenças e sugestões de uso para MDF e MDP.

MDF

A sigla significa Medium Density Fiberboard (chapa de fibra de madeira de média densidade). Esse material é o que mais se assemelha à madeira no que diz respeito às possibilidades de manuseio. Os painéis são superfícies grandes perfeitamente homogêneas e sem orientação de fibras. Essa característica possibilita que cortes sejam realizados em qualquer sentido. A sua superfície também é lisa e homogênea ao toque. "Embora muito utilizado no setor moveleiro, o material tem larga utilização na construção civil (pisos, divisórias, portas e revestimentos), indústria automobilística, embalagens e brinquedos. A maior vantagem é que tanto os painéis de MDF como os de MDP são produtos certificados com ISO 9000 (qualidade), 14000 (legislações ambientais) e FSC (correto manejo das florestas)", enumera Laerte Rossi, analista de Assistência Técnica de Painéis da Duratex.

Características:
O MDF é praticamente equivalente à madeira nas possibilidades de trabalhar a matéria-prima. Os painéis são superfícieis grandes perfeitamente homogêneas e sem orientação das fibras, o que permite cortes em qualquer sentido e apresentação de superfície lisa e uniforme ao toque.

Vantagens:

- Comporta aplicação de todos os tipos de revestimentos, desde pintura/impressão até papéis impressos ou unicolores e lâminas de madeira.
- É praticamente equivalente à madeira em termos de trabalhabilidade.
- O fato de ser um pinel de fibras não-orientadas permite que seja cortado em qualquer sentido.
- Suas fibras possibilitam trabalhos de usinagem muito precisos, furação e uma ampla gama de acabamentos.
- Resistente à abrasão.
- Ecologiamente correto: produzido com madeira reflorestada.

Desvantagens:


Assim como os demais painéis de madeira e como a própria madeira, é vulnerável a ambientes úmidos. Em tais condições, superfície e topo devem ser recobertos ou protegidos.

A diferença entre MDP e MDF está nos deta lhes. Quem pensa em economizar, deve opta r pelo MDP. Já quem preza beleza e durabilidade, encontra no MDF a melhor solução.


Painéis em MDF e MDP: diferença entre as chapas 
constituídas por  fibras e  partículas é visível a olho nu.


MDP

É a abreviação para Medium Density Particleboard (painel de partículas de madeira de média densidade). É o material mais utilizado no mundo todo pelo setor moveleiro. Isso porque sua produção utiliza menos matéria-prima, o que resulta, de certa forma, em custo-benefício melhor, se comparado ao MDF.
Sua utilização é limitada à criação de móveis e portas com linhas retas, formas orgânicas e que não exijam usinagem em baixo-relevo, entalhes e cantos arredondados. Suas principais aplicações são para portas retas, laterais de móveis, prateleiras, divisórias, tampos retos, tampos pós-formados, bases superiores e inferiores, além de frentes e laterais de gavetas.
"Além disso, ele resiste melhor ao arrancamento de parafusos e empena com menos facilidade", garante Kleber Bulgarelli, proprietário da Bulgarelli Planejados.
O MDP é encontrado com revestimento melamínico em BP (Baixa Pressão), FF (Finish Foil) ou sem revestimento para aplicação de lâminas de madeira, laminados de alta pressão para pintura e impressão.

Características:
Alta densidade das camadas superficiais, assegurando um acabamento superior nos processos de impressão, pintura e revestimentos. Produção com o conceito de 3 camadas: colchão de partículas no miolo e camadas finas nas superfícies. Homogeneidade e grande uniformidade das partículas das camadas externas e internas. Propriedades mecânicas superiores: melhor resistência ao arrancamento de parafuso, menos absorção de umidade e mepenamento. Utiização de resinas de última geração. Urilização de madeiras selecionadas provenientes de flrestas plantadas, econômica e ecologicamente sustentáveis.
Vantagens:
- Para se ter competitividade num produto, um móvel precisa aliar seu estilo e desenho às características técnicas dos paínéis disponíveis. O MDP, painel de madeira mais utilizado no mundo, proporciona tudo isso na fabricação de móveis residenciais e comerciais.
- Sozinho ou junto de outros tipos de apinéis, um móvel que utiliza MDP em sua estrutura, será sempre mais econômico e competitivo, perto de móveis feitos com outras matérias-rimas similares como o MDF.
Desvantagens:
- Assim como os demais painéis de madeira e como a própria madeira, é vulnerável a ambientes úmidos.
- Em tais condições, superfície e topo devem ser reobertos ou protegidos.



Durabilidade

A vida útil de ambos é semelhante à da madeira natural. É preciso apenas protegê-los da umidade, pois a resistência à água é limitada. "A limpeza dos painéis de madeira deve ser efetuada com pano limpo e macio, isento de impurezas, seco ou levemente umedecido com água e sabão neutro, bem torcido até que não saiam gotas de água. Não devem ser utilizados abrasivos como palha de aço e objetos cortantes. Para remoção de manchas, utilizar pano levemente umedecido com solução de álcool e água em partes iguais", ensina Laerte Rossi.
Em termos de valores, o MDF pode custar 30% a mais que o MDP, porém é mais resistente.


Fonte: http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/escc/Edicoes/82/imprime259485.asp
            http://www.schneidercozinhas.com.br/curiosidade/3/mdf-ou-mdp---saiba-a-diferenca-!.htm 


Nenhum comentário:

Postar um comentário