terça-feira, 14 de janeiro de 2014

MDF ou MDP

Qual a diferença entre MDF e MDP?


Pessoal e e meu namorado fazendo os orçamentos de planejados nos deparamos com a seguinte dúvida: Será que poderíamos comprar os planejados em MDP?? Será que é tão ruim assim!!??? Porque todo mundo fala: Tem que ser em MDF, mas e ai?? 


Objetos fabricados com painéis de MDF e MDP estão cada vez mais populares. Eles entraram no mercado mobiliário para substituir os aglomerados de baixa qualidade e as madeiras maciças. Considerados painéis de média densidade, são produzidos por meio de processos semelhantes.

Porém, MDF e MDP têm suas particularidades. Enquanto o MDF é constituído de fibras aglutinadas de madeira, o MDP é feito com partículas pequenas de madeira nas extremidades e delgadas no meio da chapa. Dessa forma, o MDP utiliza menos matéria-prima para a produção, o que o torna um produto com melhor custo-benefício. Mas não é só. Há diferenças significativas na qualidade, durabilidade, aplicação e recomendações de uso entre os materiais. A seguir, as principais diferenças e sugestões de uso para MDF e MDP.

MDF

A sigla significa Medium Density Fiberboard (chapa de fibra de madeira de média densidade). Esse material é o que mais se assemelha à madeira no que diz respeito às possibilidades de manuseio. Os painéis são superfícies grandes perfeitamente homogêneas e sem orientação de fibras. Essa característica possibilita que cortes sejam realizados em qualquer sentido. A sua superfície também é lisa e homogênea ao toque. "Embora muito utilizado no setor moveleiro, o material tem larga utilização na construção civil (pisos, divisórias, portas e revestimentos), indústria automobilística, embalagens e brinquedos. A maior vantagem é que tanto os painéis de MDF como os de MDP são produtos certificados com ISO 9000 (qualidade), 14000 (legislações ambientais) e FSC (correto manejo das florestas)", enumera Laerte Rossi, analista de Assistência Técnica de Painéis da Duratex.

Características:
O MDF é praticamente equivalente à madeira nas possibilidades de trabalhar a matéria-prima. Os painéis são superfícieis grandes perfeitamente homogêneas e sem orientação das fibras, o que permite cortes em qualquer sentido e apresentação de superfície lisa e uniforme ao toque.

Vantagens:

- Comporta aplicação de todos os tipos de revestimentos, desde pintura/impressão até papéis impressos ou unicolores e lâminas de madeira.
- É praticamente equivalente à madeira em termos de trabalhabilidade.
- O fato de ser um pinel de fibras não-orientadas permite que seja cortado em qualquer sentido.
- Suas fibras possibilitam trabalhos de usinagem muito precisos, furação e uma ampla gama de acabamentos.
- Resistente à abrasão.
- Ecologiamente correto: produzido com madeira reflorestada.

Desvantagens:


Assim como os demais painéis de madeira e como a própria madeira, é vulnerável a ambientes úmidos. Em tais condições, superfície e topo devem ser recobertos ou protegidos.

A diferença entre MDP e MDF está nos deta lhes. Quem pensa em economizar, deve opta r pelo MDP. Já quem preza beleza e durabilidade, encontra no MDF a melhor solução.


Painéis em MDF e MDP: diferença entre as chapas 
constituídas por  fibras e  partículas é visível a olho nu.


MDP

É a abreviação para Medium Density Particleboard (painel de partículas de madeira de média densidade). É o material mais utilizado no mundo todo pelo setor moveleiro. Isso porque sua produção utiliza menos matéria-prima, o que resulta, de certa forma, em custo-benefício melhor, se comparado ao MDF.
Sua utilização é limitada à criação de móveis e portas com linhas retas, formas orgânicas e que não exijam usinagem em baixo-relevo, entalhes e cantos arredondados. Suas principais aplicações são para portas retas, laterais de móveis, prateleiras, divisórias, tampos retos, tampos pós-formados, bases superiores e inferiores, além de frentes e laterais de gavetas.
"Além disso, ele resiste melhor ao arrancamento de parafusos e empena com menos facilidade", garante Kleber Bulgarelli, proprietário da Bulgarelli Planejados.
O MDP é encontrado com revestimento melamínico em BP (Baixa Pressão), FF (Finish Foil) ou sem revestimento para aplicação de lâminas de madeira, laminados de alta pressão para pintura e impressão.

Características:
Alta densidade das camadas superficiais, assegurando um acabamento superior nos processos de impressão, pintura e revestimentos. Produção com o conceito de 3 camadas: colchão de partículas no miolo e camadas finas nas superfícies. Homogeneidade e grande uniformidade das partículas das camadas externas e internas. Propriedades mecânicas superiores: melhor resistência ao arrancamento de parafuso, menos absorção de umidade e mepenamento. Utiização de resinas de última geração. Urilização de madeiras selecionadas provenientes de flrestas plantadas, econômica e ecologicamente sustentáveis.
Vantagens:
- Para se ter competitividade num produto, um móvel precisa aliar seu estilo e desenho às características técnicas dos paínéis disponíveis. O MDP, painel de madeira mais utilizado no mundo, proporciona tudo isso na fabricação de móveis residenciais e comerciais.
- Sozinho ou junto de outros tipos de apinéis, um móvel que utiliza MDP em sua estrutura, será sempre mais econômico e competitivo, perto de móveis feitos com outras matérias-rimas similares como o MDF.
Desvantagens:
- Assim como os demais painéis de madeira e como a própria madeira, é vulnerável a ambientes úmidos.
- Em tais condições, superfície e topo devem ser reobertos ou protegidos.



Durabilidade

A vida útil de ambos é semelhante à da madeira natural. É preciso apenas protegê-los da umidade, pois a resistência à água é limitada. "A limpeza dos painéis de madeira deve ser efetuada com pano limpo e macio, isento de impurezas, seco ou levemente umedecido com água e sabão neutro, bem torcido até que não saiam gotas de água. Não devem ser utilizados abrasivos como palha de aço e objetos cortantes. Para remoção de manchas, utilizar pano levemente umedecido com solução de álcool e água em partes iguais", ensina Laerte Rossi.
Em termos de valores, o MDF pode custar 30% a mais que o MDP, porém é mais resistente.


Fonte: http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/escc/Edicoes/82/imprime259485.asp
            http://www.schneidercozinhas.com.br/curiosidade/3/mdf-ou-mdp---saiba-a-diferenca-!.htm 


terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Medidas da Mesa de Jantar

Pessoal se vocês passaram, estão passando assim como eu na dúvida de que mesa utilizar com quantas cadeiras, e as medidas, porque as vezes queremos com tantas cadeiras mas e as medidas!!?? 
Segue então um auxílio para ajudar pessoal!!! Abraços!!!








terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Feliz Ano Novo!!!

Neste Ano Novo


Aproveite para traçar novos planos, novos objetivos



Programe-se para fazer neste novo ano todas as coisas que você não conseguiu realizar ainda

Mas que sempre desejou

Trace metas a serem seguidas

Planeje formas de realizar seu planos

Prepare-se para fazer coisas diferentes

E quando o ano novo chegar

Dedique-se a fazer o que se propôs, e alcançar de fato os seus objetivos

Um novo ano é uma oportunidade de recomeço para as coisas que estavam erradas

E de aperfeiçoamento das que estavam certas

Tenha um Feliz Ano Novo!










segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Porcelanato Imitando Madeira

Pessoal, fui fazer uma visita na C&C, com a ideia de pesquisar piso laminado ou vinílico, pra colocar na sala de jantar, sala de estar e nos quartos, mas me deparei com os pisos de porcelanato que imitam madeira, nossa amei, porque tenho uma poddle e além da higiene ser melhor, tem a questão que é rústico assim a poddle não escorrega, prejudicando assim o desenvolvimento dela também... Então até pensei em colocar na sala de jantar, sala de estar e no corredor esse porcelanato e só nos quartos o vinílico. Mas me assustei com os preços, vejam nas fotos. É isso mesmo pessoal? Os preços por ai, são assim? E o que significa 100% retificado? Vou pesquisar também, mas se alguém souber e quiser me ajudar, eu agradeço.










sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Taxa de Corretagem

O consumidor é obrigado a pagar taxa de corretagem?

O corretor de imóveis é o profissional que realiza a negociação entre duas partes: o consumidor (comprador) e o fornecedor (empreendedor/vendedor).

A comissão de corretagem é o pagamento pelo serviço prestado. Normalmente, cabe ao vendedor do imóvel a responsabilidade pelo pagamento da corretagem, salvo se o comprador optou pela contratação deste profissional.

Na maior parte das vezes, o vendedor tenta transferir a despesa para o comprador, estipulando em contrato que a obrigação de pagamento será do consumidor. Isso é abusivo.



Portanto, é proibida a cobrança da comissão de corretagem nos lançamentos imobiliários, nos quais o consumidor se dirige diretamente ao local de venda (estandes) para aquisição do imóvel.

A taxa de corretagem é um elemento importante na formação do custo de aquisição de um imóvel na planta, pois, em geral, corresponde em média de 5%  a 6% do valor total do contrato. 




A transparência na cobrança dessa taxa é fundamental pois permite uma redução do preço do imóvel e ainda incorre em menores impostos. Infelizmente, a adoção de transparência não é regra.


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Taxa SATI

O que é esse tal de SATI?

Assim como eu creio que muitos de vocês já ouviram , pagaram por esse tal Taxa SATI no momento da compra de seu Apê na planta!!!

SATI ( Serviço de Assistência Técnica Imobiliária).

No momento da compra, somos pegos de surpresa com essa tal de Taxa de SATI, dizendo que é a taxa de documentação da compra do Apê... sem ao menos explicarem devidamente que taxa é essa e pra que serve.

Após pesquisar sobre esse assunto vou compartilhar com vocês um pouquinho da minha pesquisa sobre o assunto:

É uma taxa cobrada no ato da assinatura do contrato com a construtora na compra de um imóvel na planta. A construtora acaba impondo ao comprador o pagamento da taxa SATI – Serviço de assessoria Técnica Imobiliária, pela qual é cobrado o percentual de 0,88% sobre o valor do bem.

Exemplo: Um imóvel que custa R$ 300.000,00, por exemplo, terá a SATI em torno de R$ 2.640,00.

A taxa é considerada abusiva pelos órgãos de defesa ao consumidor, pois não dá a opção de escolha ao consumidor se quer pagar pelo serviço ou não. E mesmo pagando a taxa, raramente algum tipo de assistência é fornecida; paga-se por nada. Além disso, por uma questão lógica, dificilmente o advogado a assessorar o comprador vai ser imparcial. Esses profissionais são, em geral, contratados pela construtora ou imobiliária, que são as partes interessadas na venda

É possível restituir o valor pago por essa Taxa Sati?

Sim através de ação Judicial, onde o juiz determina a devolução com as devidas correções podendo ser devolvida na sua forma em dobro por previsão expressa no Código de Defesa do Consumidor.



Desta forma, a imposição ao consumidor de arcar com o pagamento de serviços realizados por terceiros, sem possibilitar a sua livre escolha, caracteriza a venda casada, o que viola o Artigo 39, do Código de Defesa do Consumidor.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Feliz Natal!!!


Á todos que me acompanham por aqui!!!


Oração de Natal


Senhor, Nesta Noite Santa, depositamos diante de Tua manjedoura todos nossos sonhos, todas as 
lágrimas e esperanças contidos em nossos corações. 



Pedimos por aqueles que choram sem ter quem lhes enxugue uma lágrima. Por aqueles que gemem sem ter quem escute seu clamor. Suplicamos por aqueles que Te buscam sem saber ao certo onde Te encontrar.
 Para tantos que gritam paz, quando nada mais podem gritar. 



Abençoa, Menino Jesus, cada pessoa do planeta Terra, colocando em seus corações
 um pouco da luz, amor, fé, paz. 



Fica conosco, Senhor! Assim seja! Feliz Natal!